Português
Inglês


Fons Delta Cooler

Lidando com desafios

O Resfriador Fons Delta define novos padrões mundiais para resfriadores de clínquer. Com sua tecnologia aprimorada foram solucionados uma série de problemas, frequentemente relacionados aos resfriadores de clínquer, que são cruciais para a eficiência e a economia do processo. O Resfriador Fons Delta assegura:

  • Eficiência do transporte melhorada
  • Intercâmbio de calor melhorado
  • Eliminação do desgaste das peças caras

O Resfriador Fons Delta lida com os desafios da operação em condições extremas, porque na Fons Technology International visamos a qualidade em todos os aspectos de uma forma incondicional. As partes do equipamento, ou seja, seus módulos e seções são fabricados e testados na oficina antes de enviados para os clientes em todo o mundo.

A estação hidráulica, incluindo os painéis elétricos, é projetada e fabricada para garantir que o controle PLC atenda aos melhores padrões da indústria. Isso nos permite receber as informações utilizadas para a manutenção preditiva via internet ou telefone. Os relatórios das condições são obviamente fornecidos para o planejamento da operação de toda a fábrica de cimento.

A Fons Technology International tem mais de 20 anos de experiências marcantes, inovações excelentes e tecnologias bem comprovadas atuando no setor. Para mover o piso oscilante do Resfriador Fons Delta foi desenvolvido um sistema patenteado, que funciona pela rotação única dos mecanismos de quatro articulações. O piso engenhoso do Resfriador Fons Delta assegura a eficiência de transporte.

A válvula para controle do fluxo de ar (STAFF) implementa novos padrões do que pode ser considerado como o intercâmbio de calor ideal.


Características

  • Para resfriadores novos e reconstruídos
  • Projeto modular
    • Instalação fácil
  • Manutenção fácil
  • Baixo consumo de energia elétrica
    • Baixo Consumo da energia do ventilador graças à válvula com fluxo gradual de ar - STAFF
    • Baixo consumo de energia hidráulica devido à ausência de britagem e moagem de clínquer entre os elementos da máquina
  • Eliminação do "boneco de neve"
    • Movimento constante de clínquer na entrada do resfriador
  • Piso oscilante
    • Transporte horizontal
    • Ótima eficiência de transporte
  • Mecanismo de quatro articulações
  • Nenhuma queda de clínquer
  • Troca de calor otimizada graças à válvula com fluxo gradual de ar

Desenho Modular

O Resfriador Fons Delta tem um formato elegante e compacto disposto em seções (C:2m, L:0,4M, A:06M) que podem ser adaptadas de acordo com as necessidades das fábricas de cimento individuais. A construção em módulo flexíveis minimiza o tempo gasto com a montagem e engenharia do Resfriador Fons Delta.

Piso Oscilante

O mecanismo de quatro articulações para o piso oscilante do Resfriador Fons Delta é absolutamente inovador. Redefinindo o uso de uma tecnologia histórica e bem documentada, foi desenvolvido e patenteado um sistema radicalmente diferente de todos os métodos conhecidos do acionamento do movimento recíproco da pista de grelhas modular. Ao mesmo tempo estabelecemos novas normas para a proteção dos rolamentos rotativos contra partículas e poeira.

Animação da Grelha Móvel

Durante o desenvolvimento do Resfriador Fons Delta nos concentramos, obviamente, na redução dos custos relacionados com a construção das fábricas de cimento. Nesse ponto o projeto compacto e o transporte do clínquer horizontal desempenham um papel significativo por causa da redução da altura do prédio que pode ser economizada.

Mecanismo de quatro articulações

Nosso método de uso do mecanismo de quatro articulações é inovador, pois, graças à milhões de cálculos e simulações no computador, é obtido um movimento 100,00 % linear. Assim sendo, o mecanismo de quatro articulações é particularmente adequado para o piso oscilante. Dessa forma é realizado o movimento recíproco utilizando apenas os rolamentos rotativos do mecanismo de quatro articulações, que pode ser selado com eficiência.

Animação do Mecanismo de quatro articulações

As vantagens são óbvias já que não é complicado e caro substituir os rolamentos depois de uma longa vida útil.

O movimento 100% linear permite a vedação perfeita entre as pistas móveis.

A válvula com fluxo gradual de ar (STAFF)

A função do fluxo gradual de ar é um sistema desenvolvido e patenteado que estabelece novos padrões para a eficiência do intercâmbio de calor possível de ser atingida num resfriador de clínquer. STAFF é uma válvula de auto-regulação que faz o controle automático do ar de resfriamento para a camada de clínquer conforme a necessidade e mudança de variáveis típicas do processo de resfriamento, tais como a altura da camada de clínquer, a granulometria do clínquer e sua temperatura.

Veja o seu funcionamento:

Durante o comissionamento (ou durante a mudança de capacidade de produção para longo prazo) o fluxo de ar através de cada STAFF pode ser ajustado sem nenhuma troca de partes de reposição mas somente por deslizamento da aba e assim mudando a área do orifício.

O sistema patenteado STAFF não somente muda a nossa compreensão do resfriamento de clínquer, como permite uma economia considerável no processo, economia tanto da energia elétrica para os ventiladores de resfriamento, como do consumo de combustível para o forno.

Principais vantagens do resfriador Fons Delta:

  • Economia no consumo de combustível 

Troca térmica mais eficiente que permite uma melhoria nos parâmetros do processo, como são a elevação da temperatura do ar secundário /terciário e diminuição da temperatura de saída do clínquer.

 

 

  • Economia no consumo de energia elétrica 

Tem a redução, em média de 3,0 a 3,5 kWh/toncl em comparação com os resfriadores da antiga geração.

 

 

  • Economia com as peças de desgaste

A camada de clínquer frio estacionário faz a proteção integral das placas, as quais por este motivo são, em sua maioria, fabricadas em aço comum e não necessitando a sua substituição.


  • Economia com a inexistência de paradas não programadas

O equipamento praticamente não dispõe de peças de reposição. Inclusive, graças à sua perfeita vedação poderá ser inspecionado a qualquer momento durante a sua operação normal.

 


  • Operação simples e confiável

Graças à vedação precisa entre as pistas, não há queda de clínquer/pó embaixo das placas, portanto não tem a necessidade de instalação do transportador embaixo do resfriador.

 

  

  • Projeto modular e compacto – rapidez na montagem 

A grelha do resfriador (composta de módulos) é montada e testada na oficina antes do envio para a fábrica, garantindo assim seu perfeito funcionamento. O retrofit com o aproveitamento da carcaça atual é realizado em apenas 15 dias, ou durante a parada programada do forno.

 


 




Av. Eng. Domingos Ferreira, 2391, Empresarial San Marino, 10 Andar
Boa Viagem, Recife/PE, Brasil, 51020-031
(55) 81/3327 7033 | pragotec@pragotec.com.br