Shaw Group / LV Technology
Posta em marcha em 2015 de duas fábricas completas no Brasil, Elizabeth – PB 2.500 tpd e Apodi – CE 3.500 tpd.
Mais de 1000 conversões e modificações em equipamentos da indústria de cimento, para aumento da capacidade de produção, redução do consumo energético, e fornecimento de setores e plantas completas.
Com a redução da perda de carga da torre de ciclones obtida graças ao novo design de ciclones de alta eficiência – LVC – as modificações resultam numa diminuição do consumo de energia do ID fan e o aumento da produção do forno.
Upgrades nas linhas de forno
Nas torres de pré aquecimento estes ciclones podem ser instalados nos primeiros dois estágios. No 1° estágio sem refratário para reduzir a carga na torre.
Nas novas torres de pré aquecimento é fornecido o calcinador novo LV, que é projetado para permitir o tempo de retenção adequado ao processo.
Nos casos de upgrade da torre, é feita a modificação no calcinador atual para aumentar o seu volume e consequentemente adequar o tempo de retenção.
A mistura combustível + ar de combustão é outro aspecto fundamental no projeto do calcinador, que permite uma mistura ótima entre os gases de exaustão do forno e o ar terciário
Upgrades nas moagens de bolas
Substituição do classificador de baixa eficiência pelo classificador dinâmico LV de alta eficiência, baixo consumo de energia e mínima taxa de by-pass.
A LV também oferece o conceito DPS (Separação Diferencial de Partículas). Nele, mantém-se o separador existente, mas o material rejeitado por ele é enviado para o novo classificador LV, que é menor, comparado ao classificador tradicional pois é projetado apenas para processar os rejeitos do primeiro separador.
Os LV “pockets” proporcionam uma separação eficiente de partículas finas e grossas.
Após entrar na área de “pockets” o material tem a sua velocidade reduzida devido à geometria/expansão da área de passagem e dessa forma a força centrífuga do rotor atua para rejeitar as partículas mais grossas.
Upgrades nas moagens verticais
Nas moagens com moinhos verticais, a utilização do classificador LV de alta eficiência nas reconstruções resulta num aumento da produção do moinho e na redução do consumo de energia, tanto no motor como na ventilação do classificador.
Graças à seu design é possível alimentar o classificador com uma grande quantidade de material sem perda de eficiência.