Analizadores Online Scantech
A Scantech, líder mundial na aplicação de tecnologias de medição em correia transportadora em tempo real para materiais a granel, já forneceu mais de 950 analisadores em mais de 40 países.
Fundada em 1981, a companhia, sediada em Adelaide, Austrália do Sul, evoluiu de uma pequena companhia particular focada em negócios internacionais para uma sociedade anônima de sucesso com ações na Bolsa de Valores Australiana.
A plataforma para o sucesso da companhia foi é baseado na comercialização de instrumentação científica desenvolvida pelo “CSIRO” e pela Universidade de Queensland, que resultou em uma linha extremamente bem sucedida de analisadores de carvão e minerais em tempo real. A partir daquele momento novas tecnologias foram desenvolvidas usando os recursos internos P&D, enquanto a companhia continuava sua busca por tecnologias adequadas a partir de fontes externas.
A companhia se desenvolveu e implantou um Sistema de Gerenciamento da Qualidade (ISO 9001:2000 BVQI Accredited), garantindo a seus clientes qualidade, segurança e confiabilidade dos seus produtos, processos de produção e serviços.
Geoscan-C
O equipamento Geoscan-C é utilizado para análise da composição da matéria-prima utilizada no processo de fabricação de cimento. Com a tecnologia “PGNAA” é garantida a análise em tempo real de toda a camada do material transportado pelas cintas transportadoras.
Foi projetado com uma estrutura única, compacta e totalmente integrada, sendo facilmente instalado em cintas de 600 a 2020 mm de largura. O equipamento pode ser montado na cinta existente, eliminando assim a necessidade do equipamento de amostragem com os pontos de transferência e transporte auxiliar.
Funcionamento
Uma fonte de Califórnio 252 emite nêutrons que são absorvidos pelos elementos do material transportado na cinta. Cada elemento emite um espectro único de raios gama, que são analisados para determinar a composição do material a granel.
Vantagens
- Análise em tempo real do material na cinta transportadora;
- Toda a camada do material na cinta é analisada, evitando erros de amostragens e seus custos;
- Três tamanhos de quadros disponíveis para atender largura da correia e altura de material;
- Equipamento compacto e muito leve;
- Fácil instalação, entre dois apoios da cinta transportadora;
- Sem nenhum contato com a cinta transportadora;
- Performance otimizada pelo sistema de configuração com múltiplos detectores, feitos de cristais mais densos para obtenção de um sinal melhorado.
TBM 210 /230
A medição e o controle da umidade é um importante fator em vários processos industriais. A umidade insuficiente pode ocasionar a secagem prematura ou ao surgimento de pó, enquanto a umidade em excesso pode levar a erros de controle operacionais e ineficientes processos de manejo e transporte em chutes e transportadores.
Os analisadores de umidade por microondas TBM 210 /230 são projetados para fornecer em tempo real a umidade de materiais transportados numa cinta.
Funcionamento
O equipamento é composto de uma fonte ou transmissor de microondas posicionado abaixo da cinta transportadora e um receptor ou detector de microondas posicionado acima da cinta transportadora. O material a ser analisado é transportado pela cinta, os raios microondas atravessam o material e fornecem a informação em tempo real da umidade do mesmo.
O TBM emprega uma tecnologia combinada de deslocamento de fase e de atenuação para determinar a umidade contida. Esta tecnologia opera em correias ou cintas normais de borracha com reforço de nylon ou aço.
As medições são independentes do volume da massa de material ou da velocidade da cinta.
O TBM 210 /230 se ajusta às trocas de fluxo da cinta empregando uma balança de correia adjacente ou um monitor da altura do material.
A técnica de medição com microondas emprega duas medições separadas, o que assegura a medição da umidade independentemente da carga na cinta (fluxo de material). A umidade é determinada medindo a mudança de fase e/ou atenuação do sinal microonda durante a passagem através do material. As mudanças detectadas são proporcionais tanto para a umidade como para a massa por unidade de área do material. Para compensar as variações das quantidades de material na cinta transportadora, um sinal de uma medição confiável da carga na cinta é necessário. Uma combinação dessas duas medições resulta numa saída de valor da umidade, mesmo com a variação da quantidade de material na cinta.
Esta tecnologia proporciona um resultado mais representativo porque analisa toda a espessura do material no transportador, não somente o topo do material.
No caso de não haver a possibilidade de ter o sinal de entrada de uma balança pesadora no TBM 210 /230, uma medição opcional da espessura da camada utilizando um detector ultrasônico integrado pode ser providenciado. Esta informação é fornecida diretamente ao software do TBM 210 /230. Pode ser usado para qualquer aplicação onde o material na cinta transportadora tenha uma densidade a granel constante.
OBS: Diferentemente das tecnologias baseadas na reflexão, no TBM as microondas atravessam completamente o material, eliminando a influência da segregação vertical do material.